Quem Somos

Quem Somos

Somos uma escola profissional de treino de cães.
A nossa filosofia de treino, baseia-se no ensino e condicionamento dos animais através de reforços positivos. Treinamos os cães a aprenderem, pelo prazer de fazerem e não pela obrigação de terem de cumprir.

Partilhando um pouco da minha história, recordo que já miúdo, sensivelmente com 11 ou 12 anos, pensava em querer, um dia, treinar um cão como os dos polícias, nunca imaginando vir a ser quem sou e fazer o que faço. Com essa idade tive o prazer de ler a obra de (Sir Arthur Conan Doyle) Serlock Holmes “O Cão dos Baskerville”.

E assim aconteceu... Durante 11 anos a trabalhar em Espanha (Madrid) estive em contacto direto com o treino de cães, maioritariamente, para empresas de segurança.

Em 1994, eu e a minha esposa, tivemos de regressar às nossas origens por motivos do estado de saúde Sra. minha mãe, fazendo-nos acompanhar pelos meus três cães Pastores Alemães fêmeas (Rena, Yolli e Harry) que tinha adquirido dois anos antes. Permitam-me uma breve homenagem pois foram espetaculares, ensinaram-me e educaram-me em muitas vertentes que hoje em dia utilizo na sociabilização e educação de outros canídeos, que descansem em paz.

Com um percurso longo, que me proporcionou novos conhecimentos, alegrias e conquistas, finalmente consegui realizar um projeto/sonho de vida:
- O campo de treino civil e desportivo, com o nome “Baskerville” em memória ao cão dos Baskerville.

Não quero que me interpretem mal acerca da minha paixão por este cão, pois independentemente das raças específicas (mais de 400 registadas na FCI) ou de outros canídeos de raças indefinidas ou híbridos, chamem-lhes o que chamarem, para mim são cães (machos ou fêmeas) aos quais faço a vénia, por terem tanto para nos dar, ensinar e educar.

No campo de treino, ou fora dele, faço com que todos os canídeos, com ou sem problemas, se sintam bem individualmente ou em matilha, junto dos seus detentores ou guias. Tento compreender e resolver todos os problemas que me apresentam, sendo-me indiferente a raça (definida ou indefinida), a idade (desde o desmame até aos séniores) ou tamanho (pequeno ou grande porte) do cão. Assim, proponho que, antes de se pensar na educação e treino de obediência, entre outros, haja uma clara preocupação em criar soluções, especificas para cada caso, pois salvo raras exceções, é garantido que todos os problemas e fobias têm solução, para comportamentos relacionados com sociabilização.


Faço questão, insistindo sempre que necessário, de pedir a todos os seres humanos que têm um amigo canídeo, que tentem compreendê-lo e, se não conseguirem, procurem, sem compromisso, pessoas ou profissionais que tentem explicar e ajudar a solucionar as mais variadas situações.

Campo de Treino Baskerville - Coimbra

Um muito obrigado, Helder Amaro